domingo, 7 de março de 2010

Tecnologia e Família

Quais as consequências das tecnologias como internet, celulares e ferramentas de comunicação à distância nas relações familiares? O que tem acontecido na família brasileira depois do surgimentos delas?

Para auxílio:

Link 1: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3269895-EI4799,00.html
Link 2: http://www.sabbatini.com/renato/correio/corr188.htm
Link 3: http://usstar.com.br/blog/?p=3702
Link 4: http://sociedadetecnocom.blogspot.com/2009/11/internet-no-contexto-familiar.html
Link 5: http://www.blogers.com.br/a-tecnologia-esta-substituindo-o-convivio-com-a-familia/

Abraços!

H.

segunda-feira, 1 de março de 2010

O que é importante?

Essa foi a primeira pergunta que fiz, já na primeira aula, a cada um de vocês.
.
O que é importante?
.
Primeiro: para você. E por quê? Alguma vez você parou para pensar sobre o assunto? Então vamos lá, pense a partir de agora. Pense nisso todos os dias. Escreva, pelo menos no começo de cada trimestre, e guarde essas anotações ano após ano. Você verá como sua vida foi mudando com o passar do tempo, o quanto suas prioridades, seus gostos, seus sentimentos e sua percepção foram modificados enquanto você crescia.
.
Para ajudar a pensar, vão algumas dicas: o que te faz viver? O que te dá forças, inspiração? O que te anima, te faz sorrir, te faz pensar? Quais as pessoas, os lugares, os sentimentos que são importantes? O que aconteceu ou ainda acontece que torna isso tudo tão especial?
.
O principal objetivo dessa proposta é que você comecem a enxergar o mundo com outros olhos. Primeiro, com os seus próprios olhos. Você acha que realmente conhece a si mesmo?
.
Depois, pergunte à sua família a mesma coisa. O que será importante pra sua mãe, seus irmãos, seu pai, seus avós, enfim, para aquelas pessoas com quem você convive e ama? Fazendo essas perguntas você poderá descobrir muito sobre eles e isso vai fortalecer os laços entre vocês.
.
Em seguida, pensaremos um pouco mais além, sempre envolvendo mais pessoas. Por enquanto ficamos por aqui.
.
PENSEM SOBRE ISSO! Vale a pena, vocês entenderão um dia.
.
.
Um grande abraço,
.
H.
.

O que Ética?

A palavra Ética vem do grego éthos (que significa hábito, costume) e também êthos (que significa índole, caráter). Geralmente a entendemos como "moral" ou "boa conduta". Mas, no sentido filosófico, Ética é uma reflexão crítica sobre a moral humana.
.
Mas o que isso quer dizer?
.
Ora, Ética é diferente de Moral. A Moral é uma "norma", um tipo de "lei" criada a partir dos valores de uma sociedade. Ok, e o que são esse valores? Imagine o seguinte: quando nascemos, somos lançados em um mundo onde existem algumas regras de conduta, ou seja, alguns modos típicos de agir, de se comportar. Essas "regras" podem ser ditadas através de "leis", escritas ou não. Então, se sua mãe lhe ensinou que você deve respeitar os mais velhos ou que não deve maltratar os animais, isso é um valor, um tipo de regra que você deve seguir pra ser uma pessoa boa e se "encaixar" no mundo, para ser bem aceito. Se você não agir conforme as pessoas esperam de você, desrespeitando as leis - tanto as escritas quanto as passadas de pais para filhos - você corre o risco de ser punido ou discriminado por sua atitude.
.
Se você roubar alguma coisa, pode ser punido pela lei, já que é considerado um crime apanhar o que não é seu de direito. Pode acabar preso. E aquele que está preso, além da punição jurídica - ser privado de sua liberdade - também recebe a punição social, já que as pessoas irão te criticar por ter agido mal, tomando posse do que não era seu.
.
Continuando...
.
Agora que você sabe o que são valores fica mais fácil entender a Moral: ela é a reunião, o conjunto desses valores. Assim, o que a Ética faz é estudar esse conjunto de valores.
.
E para que estudar esse conjunto de valores?
.
Ora, imagine se ninguém tivesse questionado se era justo uma pessoa ser escrava e outra livre, simplesmente porque tem cor de pele diferente, se não falam a mesma língua, se não possuem a mesma tecnologia ou o mesmo deus? Se niguém tivesse pensado a respeito, talvez estivéssemos vivendo como escravos até hoje - sim, a grande maioria de nós, brasileiros, tem sangue índio ou africano em nossas veias, vindo de nossos ancestrais. Então, tanto você quanto eu seríamos "mestiços" - no pior sentido do termo - e talvez escravos por conta disso.
.
Para que houvesse essa mudança, algumas pessoas daquela época tiveram que analisar, criticar, questionar os valores, os costumes. E é para isso que serve a Ética, esse é o seu trabalho principal, mas não o único. Mas esses detalhes ficarão para os próximos posts.
.
H.
.

Discussões Éticas: Eutanásia

O arquivo do link anexo é o trabalhado em sala dia 02/03/2010 - sim, amanhã! -, na versão integral. Notem que possui alguns detalhamentos muito importantes da questão, como a classificação dos tipos de eutanásia, a"distanásia" e alguns pontos da questão jurídica sobre o polêmico assunto. Foi originalmente formulado para um simpósio de Medicina e Direito, mas analisa a questão da Eutanásia sobre um olhar bastante filosófico também.


http://www.jvascbr.com.br/03-02-03/simposio/03-02-03-278.pdf


Leiam atentamente - mas não se apeguem muito aos termos médicos, não é nosso foco.

H.