domingo, 27 de março de 2011

Revisão para a prova de Sociologia 1º Ano

Como já havia dito a vocês, a prova de SOCIOLOGIA será dia 30/03/2011. O conteúdo é o da apostila, página 2 até 16. As respostas também estarão disponíveis na sala, ao lado do quadro, na próxima semana.

Um beijo pra todos!

************************************************
Perguntas da revisão:

1) Segundo Comte, O que é Sociologia?
Resposta: É o estudo científico da sociedade. (pág. 2)
2) De quais modos a sociologia costuma estudar suas questões?
Resposta: Enfatizando a elaboração de teorias mais ou menos gerais, que explicam o funcionamento da sociedade ou dedicando-se à análise de questões bem específicas, como religião, luta de classes, participação política, etc. Podem ter uma preocupação mais acadêmica ou examinar questões práticas. (pág. 2)
3)O governo, de modo geral, costuma empregar certas maneiras de administrar a sociedade. Como são chamadas essas medidas?
Resposta: São chamadas de políticas públicas (pág. 3)
4) Cite exemplos das medidas de que trata a questão anterior.
Resposta: Construção de centro médicos especializados, planejamento anual com participação popular, plano de melhoria da educação básica, etc.
5) Nos seus primeiros dias, a sociologia tinha como foco áreas diferentes das de hoje. Qual a diferença, então, do modo de estudo da sociedade naquela época para o dos dias atuais?
Resposta:
6) Quem é considerado o fundador da filosofia moderna e qual é a contribuição de seu pensamento para o estudo da sociedade?
Resposta: René Descartes dizia que já não bastava apenas que um pensador de grande reputação tivesse afirmado algo para que se aceitasse isso como verdade. Era necessário que tal afirmação fosse submetida à crítica e à avaliação individual pelos outros pensadores e pesquisadores. Com ele inaugurou-se um período novo, pondo fim à concepção medieval de pensar e à organização social que se mantinha com base nessas idéias. (pág. 5)
7) Durante a Revolução Industrial, as sociedades passaram por diversas modificações em sua estrutura. Cite a mais importante delas.
Resposta: com a Revolução Industrial, surgiu uma nova classe social, a burguesia. (pág. 5).
8) Qual é o panorama da sociedade local durante a Revolução Francesa?
Resposta: Havia muito preconceito por parte da nobreza quanto à participação da burguesia e do povo na administração pública. Ao mesmo tempo, a burguesia já tinha bastante poder econômico, o proletariado estava miserável e insatisfeito com os desmandos dos senhores locais e da Igreja. (pág. 6)
9) Quais são os princípios, ou seja, as idéias que fomentavam a Revolução Francesa e por que foram escolhidas?
Resposta: Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Os revoltosos almejavam a igualdade perante a lei, a liberdade de pensar por si próprio (proveniente do Iluminismo), e a fraternidade é a boa convivência entre os homens. (pág. 8)
10) O que significa ser científico?
Resposta: É seguir determinados procedimentos para formulação de teoria, aceitando os limites da inteligência e sentido humanos, corrigindo seus erros ao longo do tempo. (pág. 10)
11) Qual é o procedimento adotado pela ciência para formulação de suas teorias?
Resposta: A ciência as formula através da observação dos fenômenos. (pág. 10)
12) Como a ciência procura provar suas teorias?
Resposta: Através da verificação empírica, ou seja, testando na prática uma afirmação científica qualquer (págs. 11 e 13)
13) Por que a simples afirmação da fé não basta na atividade científica?
Resposta: Porque a fé não possibilita ou requer a verificação e comprovação de um pensamento ou teoria. (pásg. 11 e 12)
14) Qual a diferença entre Ciências Sociais e Ciências Naturais?
Resposta: As ciências naturais buscam regularidade entre os fenômenos observados, as leis naturais, formulações gerais que devem ser passíveis de verificação empírica. As ciências sociais ocupam-se de casos específicos e concretos, com leis que tratem de questões sociais ao longo do tempo ou em um momento qualquer. (pág. 12 e 13)
15) Existe algum ponto em comum entre as Ciências Sociais e as Naturais?
Resposta: Os critérios adotados por ambas podem ser semelhantes e ambas procuram, de algum modo prever acontecimentos e são possibilitam algumas generalizações. (pág. 12 e 13).

0 comentários:

Postar um comentário